Gestão da qualidade é a definição dos processos que formam um negócio, englobando um trabalho de melhoria e de controle de qualidade destes processos. O termo qualidade tem como definição o “grau no qual um conjunto de características inerentes satisfaz a requisitos”; é um termo subjetivo com um conceito multidimensional, que dentro de cada modelo de negócios, precisa ser definido conforme o público alvo.
Definidas as condições de qualidade, é preciso mapear os processos, entender quais são os ciclos de transformações que acontecem dentro do negócio, aonde ocorre a produção de algo, seja produto ou serviço, o que deve ser entregue para o cliente, e o que acontece nos “bastidores” para que esta entrega aconteça.
A palavra mapa, é um termo originário do latim que quer dizer representação visual, então neste sentido mapear processos é fazer um mapa do negócio, uma atividade de gestão que traz muitas reflexões, análises, e melhorias para um negócio.
A ferramentas mais comuns, prática e simples para se elaborar um mapeamento é o fluxograma que pode representar o resumo geral de um modelo de negócios, os processos do negócio e as atividades.
Entre os benefícios de trabalhar a gestão da qualidade e os processos, temos:
- Gera uma visão sistêmica: Os envolvidos no negócios passam e entender melhor o fluxo de atividades, o fluxo com fornecedores, clientes entre outros;
- Define o foco no importante: Identifica quais os processos necessitam de maior atenção e melhorias;
- Defini responsabilidades de cada envolvido nas atividades;
- Desenvolve a redução de custos;
- Facilita a identificação de falhas;
- Melhora as especificações dos produtos/serviços;
- Melhora a produtividade com operações mais eficientes;
- Melhora o entendimento e o atendimento a satisfação dos clientes.
A adoção de um sistema de gestão da qualidade é uma decisão estratégica para uma organização que pode ajudar a melhorar seu desempenho global e a prover uma base sólida para iniciativas de desenvolvimento sustentável. Definição da Norma Brasileira ABNT NBR ISO 9001:2015.
A Gestão da Qualidade pode ser desenvolvida de forma sucinta, buscando a melhoria da qualidade ou na forma mais complexa formando um Sistema de Gestão da Qualidade e resultando em uma certificação.
Independente do porte da sua empresa, a qualificação e a atualização são indispensáveis para quem almeja bons resultados.